O episódio da apresentação no templo não é narrado nas Sagradas
Escrituras, mas em evangelhos apócrifos, em particular no Proto-evangelho de
são Tiago, que a Igreja não considera inspirado por Deus. No entanto, a celebração deste dia é antiga. Era celebrada já no
século VI em Jerusalém, e a Igreja do Oriente, que acolheu e conservou
zelosamente as tradicionais festas marianas, reserva à apresentação de Maria
uma memória particular, como um dos mistérios da vida daquela que Deus escolheu
para Mãe de seu Unigênito.A Igreja do Ocidente, ao manter essa festividade também com a
reforma do calendário litúrgico, entendeu praticar um gesto “ecumênico”. Na Liturgia das Horas, lê-se: “Neste dia da solene consagração
da igreja de Santa Maria Nova, construída junto ao templo de Jerusalém,
celebramos com os cristãos do Oriente aquela consagração que Maria fez a Deus
de si mesma desde a infância, movida pelo Espírito Santo, de cuja graça ficara
plena na sua imaculada conceição”.
Se bem que não se encontre na tradição hebraica a oferta de
meninas ao templo (e menos ainda na tenra idade de três anos, como se lê nos
aprócrifos, segundo os quais “Maria morou no templo do Senhor como uma pomba,
recebendo o alimento das mãos de um anjo”), os cristãos celebram hoje aquele particular
oferecimento de Maria a Deus, feito no segredo de sua alma, que a preparou para
acolher o Filho de Deus. Esta menininha diz são Germano de Constantinopla na homilia
sobre a Apresentação prepara o aposento
para acolher a Deus, “mas não é o templo que a santifica e purifica, e sim a
sua presença que purifica inteiramente o templo”.
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