O episódio
da apresentação no templo não é narrado nas Sagradas Escrituras, mas em
evangelhos apócrifos, em particular no Proto-evangelho de são Tiago, que a
Igreja não considera inspirado por Deus. No entanto,
a celebração deste dia é antiga. Era celebrada já no século VI em Jerusalém, e
a Igreja do Oriente, que acolheu e conservou zelosamente as tradicionais festas
marianas, reserva à apresentação de Maria uma memória particular, como um dos
mistérios da vida daquela que Deus escolheu para Mãe de seu Unigênito. A Igreja do Ocidente,
ao manter essa festividade também com a reforma do calendário litúrgico,
entendeu praticar um gesto “ecumênico”. Na Liturgia das Horas, lê-se: “Neste dia da solene
consagração da igreja de Santa Maria Nova, construída junto ao templo de
Jerusalém, celebramos com os cristãos do Oriente aquela consagração que Maria
fez a Deus de si mesma desde a infância, movida pelo Espírito Santo, de cuja
graça ficara plena na sua Imaculada Conceição”. Se bem que não se encontre na tradição
hebraica a oferta de meninas ao templo (e menos ainda na tenra idade de três
anos, como se lê nos apócrifos, segundo os quais “Maria morou no templo do
Senhor como uma pomba, recebendo o alimento das mãos de um anjo”), os cristãos
celebram hoje aquele particular oferecimento de Maria a Deus, feito no segredo
de sua alma, que a preparou para acolher o Filho de Deus.
Esta
menininha — diz são Germano de Constantinopla na homilia sobre a Apresentação —
prepara o aposento para acolher a Deus, “mas não é o templo que a santifica e
purifica, e sim a sua presença que purifica inteiramente o templo”.
Retirado do livro: 'Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente', Paulinas Editora.
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