segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Eucaristia, sacramento da unidade



Desde sempre, tem sido evidente ao homem que o sinal mais espontâneo e simples de união e amizade, é comer juntos, e compartilhar o pão. Também no tempo de Jesus, se praticava este costume. Entre as muitas ceias familiares que um lar judeu podia celebrar, havia uma especialíssima: a ceia pascal. Era um agradecimento a Deus pelo milagre da libertação do Egito. Nela, a família judia expressava sua unidade não apenas entre si, mas também com seu Deus. Foi celebrando esta ceia que Jesus consagrou o pão e o vinho, instituindo a Eucaristia.
A Eucaristia é o auge da vida da Igreja e a coroa de seus sacramentos.

É a grande Ceia de agradecimento da família cristã, em que celebramos todos os dons recebidos do amor do Pai. Agradecemos, em primeiro lugar, por Cristo, pelo milagre de sua morte e ressurreição, que nos liberou do pecado e da morte. Agradecemos que Cristo nos fez filhos e irmãos.

Na Eucaristia expressamos também nossa união familiar, comendo o Pão e o Vinho, que são o Corpo e o Sangue do Senhor. Com este gesto, a Igreja manifesta o mais profundo de si mesma: a íntima comunhão de amor dos homens, entre si e com Deus, alcançada em Cristo.

Assim, a Eucaristia constitui uma verdadeira antecipação na terra, do que será a vida da Família de Deus, uma vez consumada no Reino dos Céus. Por isso a Eucaristia é a coroa de todos os sacramentos.

Ela é o sacramento da unidade da igreja: porque a expressa e acrescenta. Quem não estiver vivendo essa unidade, não poderá se aproximar da mesa do Senhor. Porque seu gesto de compartilhar com Ele e com os demais um mesmo Pão, seria uma mentira. Por isso, São Paulo pede que cada um se revise antes de comer do Pão e de beber o Vinho. E o Senhor nos diz que se alguém lembra haver ofendido a um irmão, vá primeiro se reconciliar com ele e volte depois ao altar.

Porque a comunhão não pode ser uma comédia de fraternidade, que celebramos domingo, enquanto durante a semana nos apunhalamos uns aos outros com nosso ódio, nossos rancores, nossas injustiças.

Deve haver uma continuidade entre vida diária e Eucaristia. Ao comungar devemos expressar essa unidade que já estamos vivendo, de algum modo, em nosso lar, em nossa vizinhança. Ou pelo menos, devemos manifestar o sincero esforço de que estamos empenhados para construir um mundo em que haja mais amor e unidade.

Deus sabe que somos pecadores. Que estamos todos a caminho, como no antigo Israel. Deste ponto de vista, a Eucaristia é o banquete em que o Pai acolhe e celebra a seus filhos pródigos. Banquete de perdão e de reconciliação, para os que humildemente confessam suas traições e retornam para pedir o Pão que pode ajudá-los, a ser mais filhos e mais irmãos.

Ninguém melhor que Maria pode nos ensinar como nos aproximar da Eucaristia. Este foi seu grande sacramento, o único que Ela recebeu do mesmo modo que nós. Cada vez que recebia das mãos de São João este Pão, que era o Corpo de seu Filho, Maria deve ter se emocionado profundamente. Porque reconhecia o mesmo Pão que Ela, durante nove meses, havia preparado com amor em seu ventre. Porque sabia que era farinha de seu próprio trigal.

A Mãe de Deus fez sua “Primeira comunhão” no dia da Anunciação. Uma “Primeira comunhão” única, que se prolongou durante os nove meses que Jesus habitou em seu corpo. Depois, cada vez que Maria comungava, revivia esses meses de profunda união Espiritual e física com o Filho que esperava.

Peçamos, por isso, à Mãe de Deus que nos ensine o modo de nos aproximar da Eucaristia. Que ela nos ajude a reviver em nós sua atitude da Anunciação. Isto é, com um coração pobre e puro, disponível, capaz de crer e de dizer que sim, porque tudo o mais corre por conta do Senhor, para quem nada é impossível.

Perguntas para a reflexão:
1. Sinto-me unido a minha comunidade?
2. Comungo estando em inimizade com outros?
3. Relaciono Maria com a Eucaristia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário