segunda-feira, 14 de abril de 2014

O que é o ato de contrição?

É  simplesmente reconhecer a nossa fragilidade e alguns atos que podemos cometer sem compreendermos muito bem.
CONFESSO A DEUS TODO PODEROSO,
E A VOS IRMÃOS E IRMÃOS
QUE PEQUEI, POR PENSAMENTOS, E PALAVRAS, ATOS E OMISSÕES,
POR MINHA CULPA, MINHA TAO GRANDE CULPA,
E PEÇO A VIRGEM MARIA, AOS ANJOS E AOS SANTOS,
E A VÓS IRMÃOS E IRMÃS DE REZAREM POR MIM
AO NOSSO SENHOR.
AMÉM.

Durante a nossa oração do final de cada dia, seria bom, se tivéssemos o hábito de fazermos em silêncio (poderia ser em pensamento), o ato de contrição, buscando na nossa mente lembrar de todos os momentos do dia que se passou, em casa, trabalho, escola, faculdade, com os amigos, ou seja em todos os momentos.

Por exemplo:
Se em casa, algo me deixou chateado, se no trabalho algum colega por qualquer motivo me disse algo que eu possa não ter gostado, se na escola algum amigo disse algo que eu não gostei, ou se eu disse algo para alguém e este alguém não gostou.

Ou seja, o objetivo é refletir sobre os atos do dia, e pouco a pouco colocar estes atos na presença da luz do Espírito Santo, e pedir ao Espírito Santo que nos ajude a compreender certas situações, e deste modo, pouco a pouco, deixar que o Senhor mude aquilo que em nós pode ser mudado.

Vale a pena, e  não custa nada, quem ganha com isto, eu, você, nossa família e todos que estão em nosso redor.
Observação: A confissão não deve ser substituída, mas o ato de contrição nos ajuda a refletir sobre os nossos atos.


Seminarista Victor
From Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário